Urban Jungle – consciência ambiental, contato com a natureza, cores naturais, benefícios para a saúde. Seja qual for o motivo, a tendência é levar o verde para dentro de casa.

Dia a dia agitado em meio a selva de pedras, a grande tendência é o Urban Jungle. Ou seja, decorar sua casa ou apartamento com plantas de diversos tipos.

Afinal, compensar a falta do verde no caos urbano, trazendo um pedacinho da natureza para dentro de casa, traz tranquilidade, conforto e bem estar.

Aquela história de pecar pelo excesso aqui não existe, afinal, a ideia para uma floresta urbana é exagerar nos tons de verde.

Nessa tendência, aposte em quadros, almofadas, gravuras, vime e bambu também fazem um bom par, dando um clima mais rústico e natural para o ambiente.

O Urban Jungle certamente vale para todos os ambientes. Do hall de entrada até o banheiro, afinal, um toque de verde sempre cai bem.

O importante é usar a criatividade e soltar a imaginação, pois hoje, encontramos no mercado diversas soluções práticas para contribuir com a natureza dentro de casa.

Certamente, regras não existem! Então, basta escolher um (ou vários!) cantinho da casa arejado e iluminado, muitos tons de verde e pronto! Porém, lembre-se que cada espécie de planta se adapta a um clima/ambiente diferente.

Jardins verticais volumosos, trepadeiras e outros arranjos verdes trazem a sensação de um verdadeiro refúgio florestal. Vasos auto irrigáveis são ideais para pessoas que dispõem de pouco tempo, entretanto, ainda assim, o cuidado é necessário.

Na cozinha, aposte em pequenas hortas. Quer prazer maior do que cultivar seus próprios temperos? E para quem não leva jeito para jardinagem, as plantinhas mais resistentes, como cactos e suculentas, são uma boa alternativa.

Abaixo, confira 5 dicas para cultivar plantas dentro de casa:

1.Saiba que tipo de luz a espécie precisa: pleno sol, meia-sombra e sombra. Plantas de meia-sombra gostam de receber o sol da manhã ou do fim da tarde. Enquanto as de sombra preferem luz indireta, filtrada pela janela e até mesmo por cortinas.
2.Cada espécie possui uma preferência, porém, siga esse esquema: duas regas por semana no verão, e uma no inverno.
3.Uma boa ideia é fazer o teste do palito. Todos os dias, coloque um palito de dente – ou de churrasco no solo. A velocidade em que o solo seca te ajudará a entender melhor as necessidades da sua planta.
4.Verifique a frequência com a qual cada espécie precisa ser adubada.
5.Se a planta ficar no lavabo, cuidado com o excesso de umidade! Deixe os vidros das janelas sempre abertos para ventilação. Durante o dia, portas e janelas também.

E se você já possui sua Urban Jungle, que tal compartilhar com a gente?