Já que a recomendação é de ficarmos em casa nesse momento, por que não colocar a mão na massa e trazer um pouco da natureza para perto de nós?

Os inúmeros benefícios físicos, psicológicos, e sociais de termos contato com a natureza, já estão mais que comprovados ao redor do mundo. O que poucos sabem, é a facilidade que temos de trazer a natureza para perto, com poucos utensílios e materiais, muitas vezes reciclados e reutilizados.

Nesse momento, tão específico e delicado da saúde humana, nós da JAPI pensamos em unir a nossa inquietação com a criatividade de cada um dos nossos seguidores, oferecendo algumas dicas e sugerindo pequenos experimentos.

Aproveite os momentos com as pessoas que você ama, e porque não, fazer aquele velho e bom conhecido experimento do feijão? Aplicar esse experimento em casa pode ser muito divertido e para àqueles que estão com as crianças em casa é uma ótima opção de educação e disciplina.

Para nosso experimento você vai precisar:

– Recipiente (caixa de leite vazia, lata vazia, copo descartável, etc)

– Algodão (pode ser também  papel higiênico ou papel filtro);

– Água;

– Feijões;

– Caneta e papel.

– Plástico filme (opcional).

 

Como fazer?

– Forre o fundo do recipiente com o algodão;

– Coloque alguns feijões no fundo do recipiente;

– Molhe o algodão com um pouco de água;

– Feche com plástico filme (opcional);

– Com papel e caneta, identifique cada recipiente com a data de plantio.

Para completar, coloque os recipientes em local com incidência solar e molhe o algodão todos os dias, a fim de mantê-lo sempre úmido.

O que podemos ensinar e aprender com esse experimento:

Além das questões biológicas, que podem ser muito exploradas neste experimento, podemos ensinar questões simples do dia-a-dia de uma forma mais leve e descontraída.

– Criar uma rotina de cuidados com os feijões vai fazer com que eles cresçam mais rápido e mais fortes. Rotinas são importantes para as crianças, e com a necessidade de ficarmos em casa, criar atividades para entretê-las é fundamental.

– As plantas necessariamente precisam de água e luz para se alimentar. E explicar para as crianças com o exemplo do feijão, pode ser uma tarefa muito mais fácil.

– Acompanhar desde o plantio, germinação e desenvolvimento do feijão, criará um vínculo afetivo da criança com a planta e uma expectativa para o crescimento da mesma. É possível ainda elaborar um calendário de crescimento incluindo mais essa atividade na rotina da casa.

– Conferir a responsabilidade da rega do feijão para a criança, mesmo que com acompanhamento, indica que compromissos e tarefas não são difíceis de serem cumpridos.

– Explicar que tudo faz parte de um ciclo, que plantamos o feijão hoje para colhermos amanhã, é exemplificar que o cuidado com a natureza é essencial e diário.

– E para finalizar, compartilhar momentos como esse em família fará dessa quarentena uma oportunidade de criar lembranças gostosas e eternas.

Aproveite o tempo em casa e faça florescer o que há de mais valioso em você: A VIDA!

Conte-nos a sua experiência com os feijões através das nossas redes sociais: @japi.br @japistudio

Adoramos interagir e compartilhar esses momentos com vocês.

 

Abraços;

Equipe de jardinagem JAPI