A primavera chegou e muitas ideias surgem para se manter um jardim florido e mais bonito. Sendo assim, aproveite a inspiração, pois a jardinagem é um hobby muito interessante e que te oferece vários benefícios.

Separamos algumas dicas sobre as principais ferramentas e utensílios para se fazer um jardim doméstico de forma prática e simples.

Não existe uma só ferramenta que possa ser indicada. Afinal, tudo dependerá do espaço destinado ao plantio e do tipo de planta que será utilizada na criação do seu jardim.

Tipos de ferramentas

Ancinhos

jardinagem - ancinho

São responsáveis pela limpeza das áreas de plantas. Há os específicos para jardins maiores – as vassouras de jardim – bem como os para pequenos espaços – ancinho de três dentes.

Portanto, deve ser resistente, para que rastros de folhas secas e rastros de terra sejam removidos com facilidade.

O ancinho deve ser utilizado em jardins que tenham árvores por perto e também após cortar a grama.

Ao escolher o seu modelo, pense que deve ser de limpeza simples. Os ancinhos podem descompactar, limpar e arar o solo, nas áreas ao redor das plantas.

Luvas

jardinagem - luvas

Ajudam na proteção das mãos no momento de plantar. Prevenindo assim, ferimentos ocasionados pelos demais utensílios, bem como pedras e espinhos.

Higienize-as corretamente para maior durabilidade.

Pás

jardinagem - pá

Também conhecidas como as colheres de jardineiro, servem para transplantar torrões de terra, sem que se perca o substrato da planta.

É importante para abrir os espaços para o momento de colocar as sementes, bem como ajudar a montar vasos. O tamanho da pá dependerá do tipo de planta e tamanho do jardim.

Pulverizador

jardinagem - pulverizador

A função deste utensílio é a de adubar e tratar as plantas. Entretanto, há dois tipos: o pulverizador de mão e o pulverizador costal.

Ambos podem aplicar tanto adubo quanto elementos de proteção às pragas. Sendo assim, a grande vantagem de pulverizadores é o direcionamento apenas à área interna do jardim e a pontos específicos.

Regador e mangueira

jardinagem - regador e mangueira

Ambos servem para aspergir água sobre o jardim. Entretanto, a diferença é que o regador serve para espaços menores e a mangueira, maiores.

No caso da mangueira, o jato deve ser sempre suave, para não machucar plantas e flores, sobretudo.

Há a possibilidade ainda de fazer furos na mangueira e deixa-la no chão, fazendo com que a terra seja umedecida com suavidade.

O regador também pode verter líquidos suavemente, bastando apenas trocar seu bico.

Tesouras

São ideais para a poda em pequenas árvores, em arbustos, flores, entre outros.

Ajudam no momento de podas de roseiras e demais flores, já que dependem de um corte mais preciso. O tamanho também depende das características das plantas e do jardim.

E para te ajudar, a Japi possui diversos modelos de vasos para incrementar ainda mais o seu jardim. Incluindo o vaso Jardim de Temperos Vida.

Portanto, que tal aproveitar as nossas dicas e ter mais cores em seu dia?

Agora que você já sabe quais ferramentas utilizar na jardinagem, aproveite a primavera e deixe seu jardim mais florido!