Que tal levar mais verde para dentro da sua casa, complementando ainda mais a decoração do seu ambiente? Quer ter um jardim, mas te faltam espaço e tempo? Já pensou nas suculentas?

Além de lindas e fáceis de cultivar, são tão versáteis que podem ser usadas nos mais diversos tipos de decorações. Em bacias ou vasos espalhados pela casa, elas darão um charme todo especial.

As suculentas são plantas que vivem bem em ambientes internos, facilitando assim o seu cuidado.

Além de consumir pouca água, existe uma variedade imensa de espécies que apresentam os mais diversos tipos de formas, texturas e cores.

Cactos e suculentas precisam de contato direto com o sol, porém, há espécies que preferem luz indireta.

É importante saber que as suculentas são intolerantes a ambientes de sombra. Por isso, é preciso separar um cantinho próximo de janelas.

Montagem do vaso e plantio

  • Crie uma barreira de drenagem – com cascalho ou argila expandida;
  • Cubra com uma camada de manta (pode-se usar o TNT, por exemplo);
  • Adicione o substrato;
  • Pegue sua mudinha, com bastante cuidado e retire as folhas envelhecidas;
  • Segure a suculenta pela base e a coloque no vasinho já pronto, afofando a terra, cobrindo toda a raiz.
  • Finalize fazendo uma cobertura com pedriscos.

Substrato

O melhor substrato para suculentas é a composição de areia de construção (areio de rio), terra adubada e pedriscos. Misture duas partes de terra para cada duas partes de areia e finalize com os pedriscos. Esses pedriscos podem ser perlita, cacos de telha ou até mesmo pedrinhas de construção.

O ideal é que a terra seja leve, sem torrões, para que possa drenar bem a água. As suculentas gostam de solo livre, que seja solto e bem arejado.

Finalize o plantio com pedriscos ou alguma outra cobertura no solo pois isso ajudará a reter a umidade.

Rega

O cuidado com as regas é um fator importantíssimo e que definirá a beleza e desenvolvimento de suas suculentas. Essas plantinhas precisam de pouca água para viver e por isso muitas pessoas acabam perdendo, pelo excesso.

Você sabe porque as folhas de suculentas são gordinhas e fofinhas?  Elas armazenam água em seu interior, tornando-as resistentes à secas.

Não há uma regra específica para as regas. Tudo dependerá da região em que você vive, do clima, da temperatura, do vaso e claro, da quantidade de luz solar que estão recebendo.

Mas a rega é prática! No verão uma vez por semana e no inverno de uma a duas vezes por mês. E para realizar a rega, molhe apenas o solo. Evite que caia água sobre as folhinhas, pois elas podem apodrecer.

Está em dúvida sobre a necessidade de água? Coloque o dedo no solo. Se o solo estiver com a terra leve e solta, a água será bem-vinda. Porém, se ainda houver umidade, espere um pouco mais.

Lembrando que os vasinhos precisam ter furos na parte debaixo, evitando assim o acúmulo de água e possível apodrecimento da raiz.

Adubos e fertilizante

A adubação orgânica é a mais saudável a ser feita. Utilize sempre húmus de minhoca ou outro composto orgânico.

Caso prefira optar por outros adubos, existem fertilizantes específicos para cactos e suculentas.

Basta seguir as instruções da embalagem e pronto, suas plantas ficarão ainda mais saudáveis! Feito isso, suas plantinhas trarão ainda mais beleza para sua casa!!!

   Você já cultiva suculentas? Conte pra gente!